15 agosto 2015

Traços dotados de sentido

Motivo nº:n+12

TREMENDA REFLEXÃO NUMA AULA SOBRE A GRÉCIA ANTIGA.

Como amante da linguagem consigo tirar lições (e devaneios) linguísticas (os) até mesmo numa aula de história greco-romana antiga.
Por volta de 1200 a.C-800 a.C a Grécia passou por um período chamado a Idade das Trevas. Nesse período, devido
a invasão dórica (rebels) e o colapso micênico (guerreiros), os grandes palácios, a cidade e praticamente toda a cultura e bagagem histórica micênicos foram destruídos ou abandonados, aspectos que incluíam a escrita. "como não havia mais educação, os pais não se preocupavam se seus filhos saberiam ler ou não, então ficavam todos analfabetos" foi o que o professor disse (não com essas palavras mas mais ou menos isso). Daí, olhei para o quadro negro, cheio daqueles traços e pensei "Não é possível." Imaginem. Olhar as letras e não saber do que se trata. É um absurdo. Não cabe em mim. É demais para minha mente assimilar. 
Como aprendi a ler muito cedo (com 4 anos) não me lembro como era A vida antes de aprender a ler. Foi então que o mundo todo fez sentido para mim. A linguagem é necessária, inexplicável e muitas vezes inacessível. É certo que ainda existam pessoas em pleno século XXI que não dominam leitura e escrita. E foi isso que me fez considerar o conhecimento linguístico escrito, o qual posso ter acesso, como mais um motivo de felicidade na minha vida :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua interação é sempre bem-vinda!!
Deixe seu comentário acompanhado do link do seu blog que retribuo a visita!! E não esqueça de seguir também para acompanhar as atualizações!

Página Anterior Próxima Página Home
Layout criado por